PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO COMO UMA POSSIBILIDADE DE CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE MATERNA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A1

Palavras-chave:

Gravidez, Depressão Pós-Parto, Prática Psicológica

Resumo

A gestação é um período de grandes transformações, com mudanças não somente no corpo da mulher, mas também alterações no âmbito psíquico, familiar e social, com a possibilidade ainda do desenvolvimento de transtornos. No que diz respeito aos aspectos psíquicos, ao longo do tempo foi dada pouca ou nenhuma importância, considerando o modelo biomédico vigente.  Diante deste cenário, o pré-natal psicológico surge para complementar o pré-natal tradicional, voltando-se ainda mais para a humanização durante o processo de gestação, do parto e na parentalidade. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar como o pré-natal psicológico pode ser uma estratégia de cuidado integral à saúde materna. A metodologia da presente pesquisa consiste em uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL). As bases de dados utilizadas foram Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC). Foram utilizados os seguintes descritores: “pré-natal psicológico”, “psicologia e gravidez” e “transtornos psicológicos na gravidez”. Os resultados mostram o PNP como uma possibilidade de cuidado integral à saúde materna, visto que se estabelece como um programa de caráter preventivo em relação aos transtornos psicológicos decorrentes do ciclo gravídico puerperal, principalmente em relação à Depressão pós-parto e complementar ao pré-natal tradicional.

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Publicado

18-01-2022

Como Citar

Marlene dos Santos Figueiredo, L. ., Macedo Carneiro, J., Silva Rego, R. C. ., Araújo de Almeida Lins, A. C. A. de A. L., & Pontes Cruz, C. R. (2022). PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO COMO UMA POSSIBILIDADE DE CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE MATERNA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Psicologia E Saúde Em Debate, 8(1), 1–13. https://doi.org/10.22289/2446-922X.V8N1A1

Edição

Seção

Estudo Teórico