Sobre a Revista

Revista Psicologia e Saúde em Debate


ISSN (eletrônico): 
2446-922X
DOI: 10.22289/issn.2446-922X.PSICODEBATE4FPM

A Revista Psicologia e Saúde em Debate é uma publicação de divulgação digital, que visa suprir uma necessidade institucional para as áreas da saúde e psicologia. O periódico tem todos artigos liberados para download em PDF (Portable Document Format) e foi idealizado pelos professores Gilmar Antoniassi Junior e Hugo Christiano S. Melo. O escopo primário do periódico é divulgar artigos científicos de qualidade, favorecendo o diálogo científico entre pesquisadores de múltiplas instituições e alunos de graduação e pós-graduação.

O volume anual é composto por duas publicações anuais, de publicação contínua e a submissão é em fluxo contínuo.

Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a acessibilidade ao conhecimento científico ao adotar uma política de acesso aberto em nossa Revista Psicologia e Saúde em Debate. Garantimos que todo o conteúdo publicado está disponível gratuitamente, sem restrições de acesso ou períodos de embargo. Ao adotar licenças abertas, como Creative Commons ou equivalentes, concedemos direitos de uso aos usuários, permitindo leitura, download, cópia, distribuição, impressão, busca e vinculação aos textos completos dos artigos. Essa abordagem proporciona acesso imediato às pesquisas, possibilitando aos usuários explorar, indexar e utilizar o conteúdo de maneira legal e ética. Não exigimos registro de usuários para leitura, garantindo que nosso periódico seja verdadeiramente aberto a todos interessados na disseminação do conhecimento científico.

O corpo editorial da Revista Psicologia e Saúde em Debate não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores.

 

Escopo

A Revista Psicologia e Saúde em Debate publica artigos completos, artigos de revisão, ensaios, críticas e resumos completos de pesquisas em qualquer subárea que esteja incluída nas grandes áreas da Saúde e Psicologia, prestigiando áreas por exemplo como Psicologia geral, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências farmacêuticas, Odontologia, Biomedicina, etc. O periódico também publica resenhas de livros, teses e dissertações de autoria de docentes e pesquisadores de qualquer instituição do país.

 

Processo de revisão

A primeira etapa de avaliação é uma análise do manuscrito pelo Copy Spider. Caso o manuscrito resulte em um percentual maior ou igual a 3% o mesmo é recusado imediatamente. Com resultados menores o mesmo passa para o processo de revisão. Além disso outras verificações de praxe são realizadas, conferindo normas de citação, referencias, etc.

O periódico Psicologia e Saúde em debate realiza o processo de revisão por pares, também chamado de revisão paritária ou arbitragem (peer reviewrefereeing, em inglês), no mecanismo duplo cego (nem o revisor nem o autor sabe a identidade um do outro). Nesse processo o manuscrito submetido é editado para retirada de qualquer identificação dos autores e enviado a um revisor da área que realizará a análise do mesmo e enviará seu parecer ao editor do periódico. Novamente o editor retirará qualquer identificação e enviará as considerações do revisor ao autor do manuscrito sem qualquer identificação do mesmo. A revista conta ainda com a colaboração de avaliadores externos alheios à sua equipe editorial e à instituição editora. 

Não há um prazo pré-determinado para resposta aos autores, porém o periódico se compromete a realizar esse processo no menor tempo possível, e está sempre disponível para esclarecimentos através do e-mail de contato.

 Taxa de publicação

O periódico cobra uma taxa de R$200,00 por artigo para custear processos de manutenção e atribuição do DOI. Esta taxa só deverá ser paga após aprovação do artigo pelo jornal.

e-mail de contato: editor@dpgpsifpm.com.br