DESCRIÇÃO ANÁTOMO-RADIOGRÁFICA DO METACARPO DE Tapirus terrestris - Linnaeus, 1758 (ANTA BRASILEIRA)
Palavras-chave:
Vértebras, Animais Silvestres, Anatomia, OssosResumo
Introdução: A história da Radiologia começou em 1895 com a descoberta experimental dos raios X pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. À época as aplicações médicas desta descoberta revolucionaram a medicina, pois havia se tornado possível a visão do interior dos pacientes. Com o passar dos anos, este método evoluiu e assumiu uma abrangência universal na pesquisa diagnóstica do ser humano. Existem duas espécies de anta brasileira (Tapirus terrestres, Tapirus Kabamani), os maiores mamíferos terrestres do Brasil, as quais pertencem à ordem dos Perissodactyla, assim como os equinos. Importância do diagnóstico radiológico se dá pelo fato de transparecer evidencias que não seriam possíveis a olho nu, vários animais se lesionam ou são acometidos por patologias que para serem confirmadas e necessário o uso de equipamentos que de o auxílio ao médico veterinário confirma o diagnostico com excelência e o Raio X e um desses equipamentos que possibilitam e facilitam o trabalho do médico veterinário. Objetivo: Objetivou-se fazer a descrição anátomo-radiográfica do metacarpo de Tapirus terrestres para fins de auxiliar no diagnóstico clínico, além de colaborar para descrições de animais silvestres. Material e Métodos: Foi utilizada uma peça anatômicas de um animal adulto, doadas por um criadouro ao Laboratório de anatomia da Faculdade Patos de Minas, após óbito natural sem trauma. A pesquisa está de acordo com a Instrução Normativa 01/2014 do IBAMA/ICMBio e autorizada pelo Comitê de Ética para Utilização de Animais da UFU (CEUA) sob o parecer 069/12. As peças foram radiografadas em aparelho de imagens radiográficas Siemens RZ9. Para a descrição dos ossos, uma imagem radiográfica foi utilizada para identificação da articulação, onde foram descritos e numerados. Foram usadas imagens de artigos científicos, imagens de outros animais mamíferos do mesmo porte para comparação. Considerações: Os ossos que compõem a articulação do metacarpo na vista dorso-palmar são: Carpo radial; Carpo intermédio; Carpo Ulnar; Cárpico II; Cárpico III; Cárpico IV; Metacarpo II; Metacarpo III; Metacarpo IV; Metacarpo V, assim dispostos. As imagens radiológicas ajudam no diagnostico devido a riqueza de detalhes que uma imagem bem feita pode proporcionar aos clínicos, além de fornecer dados relativos a espécies pouco estudadas.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que participaram na elaboração do manuscrito em questão, e que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob autoria dos mesmos está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico. Declaram ainda, que não violaram nem infringiram nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Os autores comprometem, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
A revista segue o padrão Creative Commons (BY NC ND), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. O site utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.