CONTRIBUIÇÕES DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO: PARA E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Supervisor pedagógico, Formação, ProfessoresResumo
Introdução: O tema que intitula esse estudo, “Contribuições do supervisor pedagógico para e na formação continuada de professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,” nasceu de questionamentos e dúvidas surgidas no decorrer da vida escolar e profissional, enquanto supervisora pedagógica. Durante o tempo que desempenhei a função de supervisora pedagógica foi possível sentir e observar o crescimento e transformação pessoal, a ampliação da visão de mundo e do repertório teórico e prático na busca de contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem na instituição. Desse modo, esse estudo aborda a prática do coordenador pedagógico e sua relação com a formação continuada dos professores em uma escola municipal que atende educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental no município de Patos de Minas, MG. Objetivo: Com a finalidade de ressaltarmos o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar, junto ao professor, o estudo traz à tona aspectos relevantes da prática docente no que se refere ao processo ensino aprendizagem e sua organização, bem como questões relacionadas às ações de formação continuada. Metodologia: Para esse fim recorremos à abordagem qualitativa, valendo-nos da observação e notas de campo, permeada pela pesquisa-ação, por ter sua base na vivencia profissional da autora. Considerações: O estudo levou-nos ao entendimento da importância do supervisor pedagógico e de sua ação na formação continuada docente realizada na escola. Ressalta também a efetividade das ações desse profissional, através de intervenções/orientações, quer sejam diretas ou não, que acontecem no contexto do trabalho pedagógico na escola.
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