INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: relato de experiência com crianças de um projeto de educação integral
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V5N1A4Palavras-chave:
Psicologia Escolar, Educação Integral, Vulnerabilidade SocialResumo
A psicologia escolar deve atuar no sentido de criar ambientes participativos e buscar a promoção de saúde e bem-estar no ambiente escolar para professores, alunos e a equipe como um todo. O psicólogo escolar deve ultrapassar as barreiras de uma prática individualista para uma prática voltada aos grupos presentes na instituição, buscando trabalhar as queixas escolares a partir de suas multicausalidades. O presente estudo tem como objetivo apresentar, por meio de um relato de experiência, a prática de estágio em Psicologia Escolar, destacando a importância para a formação profissional, a partir das atividades práticas e experiências pessoais então partilhadas no contexto da escola. O projeto de intervenção foi realizado com uma turma de alunos do Programa de Educação Integral de uma escola do município de João Pinheiro-MG. O trabalho foi desenvolvido a partir de observações, seguido pela prática de atividades e dinâmicas com os grupos de crianças, visando a relacionar teoria com a prática na solução dos problemas escolares. As principais queixas relatadas pela diretora da escola acerca da turma foram a agressividade e a vulnerabilidade social na qual se encontram os alunos. A partir da realização do estágio, foi possível acompanhar as dificuldades enfrentadas por professores, equipe pedagógica e alunos na escola, reafirmando a importância da atuação de um psicólogo escolar que atue de maneira ética e dinâmica neste contexto.
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