INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: relato de experiência com crianças de um projeto de educação integral
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V5N1A4Palabras clave:
Psicologia Escolar, Educação Integral, Vulnerabilidade SocialResumen
A psicologia escolar deve atuar no sentido de criar ambientes participativos e buscar a promoção de saúde e bem-estar no ambiente escolar para professores, alunos e a equipe como um todo. O psicólogo escolar deve ultrapassar as barreiras de uma prática individualista para uma prática voltada aos grupos presentes na instituição, buscando trabalhar as queixas escolares a partir de suas multicausalidades. O presente estudo tem como objetivo apresentar, por meio de um relato de experiência, a prática de estágio em Psicologia Escolar, destacando a importância para a formação profissional, a partir das atividades práticas e experiências pessoais então partilhadas no contexto da escola. O projeto de intervenção foi realizado com uma turma de alunos do Programa de Educação Integral de uma escola do município de João Pinheiro-MG. O trabalho foi desenvolvido a partir de observações, seguido pela prática de atividades e dinâmicas com os grupos de crianças, visando a relacionar teoria com a prática na solução dos problemas escolares. As principais queixas relatadas pela diretora da escola acerca da turma foram a agressividade e a vulnerabilidade social na qual se encontram os alunos. A partir da realização do estágio, foi possível acompanhar as dificuldades enfrentadas por professores, equipe pedagógica e alunos na escola, reafirmando a importância da atuação de um psicólogo escolar que atue de maneira ética e dinâmica neste contexto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Psicologia e Saúde em debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores declaran que participaron en la elaboración del manuscrito en cuestión, y que el manuscrito citado es original y no ha sido publicado previamente en parte o en su totalidad y que ningún otro manuscrito similar bajo su autoría se encuentra publicado o bajo análisis por otra revista. , ya sea impreso o electrónico. Además, declaran que no han violado ni infringido ningún derecho de autor u otros derechos de propiedad de otras personas, y que todas las citas en el texto son hechos reales o se basan en investigaciones de considerable precisión científica. Los autores se comprometen, cuando se les solicite, a proporcionar información a los editores sobre los datos de este manuscrito.
La revista sigue el estándar Creative Commons (BY NC ND), que permite la remezcla, adaptación y creación de obras derivadas del original, incluso con fines comerciales. Los trabajos nuevos deben contener mención del autor o autores en los créditos. El sitio utiliza Open Journal Systems, un sistema gratuito de código abierto para administrar y publicar revistas desarrolladas con el apoyo y la distribución de Public Knowledge Project bajo la Licencia Pública General GNU.