AMAMENTAÇÃO E CUIDADOS AO BEBÊ DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: como recursos multimídias podem ajudar
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A8Palavras-chave:
Puerpério, Educação em Saúde, Estudos de Validação, Psicologia PositivaResumo
Com a pandemia da COVID-19, o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento para enfrentar o estresse gerado pela crise mundial do coronavírus se tornou mandatório. Baseado nisso, o objetivo deste artigo é analisar recursos multimídia em formato de vídeo para a plataforma digital Instagram como estratégia de educação em saúde durante a pandemia da COVID-19 para ajudar puérperas e suas redes de apoio. Trata-se de um estudo metodológico descritivo baseado na avaliação de critérios de validade de conteúdo por 21 juízes puérperas, com média de idade de 29,38 anos. A maioria residia na região sudeste do Brasil (n=20) e possuía ensino superior (52,38%), seguido do ensino médio (38,09%). Coeficientes de Validade de Conteúdo (CVC) ? 0,80 foram adotados para validar a clareza da linguagem, relevância, pertinência e apresentação dos vídeos. Todos os CVC dos vídeos da Série “Amamentação” foram satisfatórios entre ? 0,85 e 1. Com exceção do 4º vídeo (CVC ? 0,73), os vídeos da Série “Cuidado Neonatal” obtiveram CVC entre ? 0,86 e 1. Esses resultados indicam que a população-alvo considerou os vídeos relevantes, adequados, de fácil compreensão e esteticamente agradáveis. De acordo com isso, os recursos multimídia em formato de vídeo podem ser considerados uma ferramenta válida para a proposta educacional em saúde. Assim, os vídeos podem ajudar mulheres durante o pós-parto e suas famílias a lidar com o estresse da pandemia COVID-19.
Downloads
Referências
Agama, S. A., Trejo, N. G., de la Peña, L. B., Islas, O. M., Crespo, K. S., Martínez, F. L., & Velázquez, M. S. G. (2017). Audiovisual Aids in nursing education: literature review. Enfermería Global, 16(3), 526-538. https://doi.org/10.6018/eglobal.16.3.260621
Angung, N. F. A., & Darma, G. S. (2019). Opportunities and Challenges of Instagram Algorithm in Improving Competitive Advantage. International Journal of Innovative Science and Research Technology (IJISRT), 4(1), 743-747. https://ijisrt.com/wp-content/uploads/2019/03/IJISRT19JA125.pdf
Arceneaux, P. C., & Dinu, L. F. (2018). The social mediated age of information: Twitter and Instagram as tools for information dissemination in higher education. New Media & Society, 20(11), 4155–4176. https://doi.org/10.1177%2F1461444818768259
Beth, A. P., Joy, L., Shirley, C. G., & Nancy, A. J. (2020). Perceptions of Breastfeeding for Women with Perinatal Depression: A Descriptive Phenomenological Study. Issues Ment Health Nursing, 41(7), 1-8. https://doi.org/10.1080/01612840.2019.1691690
Bowlby, J. (2002). Apego e perda: apego. Martins Fontes.
Brazilian Health Ministry. (2020). Atenção às gestantes no contexto da infecção COVID-19 causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) (Technical Note Publication No. 7/2020-DAPES/SAPS/MS). Federal Government of Brazil. http://www.ans.gov.br/images/stories/gestao_em_saude/parto_adequado/SEI_MS_-_0014259571_-_Nota_Tecnica__3__COSMU.pdf
Brazilian Immunization Society. (2020). Vacinação de rotina durante a pandemia de COVID-19. (NIP Publication No.173/2020/CGPNI/DEIDT/SVS/MS). BR National Immunization Program. https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nota-tecnica-sbim-vacinacao-rotina-pandemia.pdf
Burns, E., & Schmied, V. (2017). “The right help at the right time”: Positive constructions of peer and professional support for breastfeeding. Women and Birth, 30(5), 389–397. https://doi.org/10.1016/j.wombi.2017.03.002
Cardoso, A., Silva, A., & Marín, H. (2017). Pregnant Women’s Knowledge Gaps about Breastfeeding in Northern Portugal. Open Journal of Obstetrics and Gynecology, 7(3), 376-385. https://doi.org/10.4236/ojog.2017.73039
Carlyle, K. E., Guidry, J. P. D., Dougherty, S. A., & Burton, C. W. (2019). Intimate Partner Violence on Instagram: Visualizing a Public Health Approach to Prevention. Health Education & Behavior, 46(2), 90-96. https://doi.org/10.1177/1090198119873917
Carver, C. S., & Connor-Smith, J. (2010). Personality and Coping. Annual Review of Psychology, 61(1), 679-704. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.093008.100352
Carver, C. S., Scheier, M. F., & Segerstrom, S. C. (2010). Optimism. Clinical Psychol, 30(7), 879–889. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2010.01.006
Carver, C. S., Scheier, M. F., & Weintraub, J. K. (1989). Assessing coping strategies: A theoretically based approach. Journal of Personality and Social Psychology, 56(2), 267–283. https://doi.org/10.1037/0022-3514.56.2.267
Cassepp-Borges, V., Balbinotti, M., & Teodoro, M. (2010). Tradução e validação de conteúdo: Uma proposta para a adaptação de instrumentos. In L. Pasquali, & Cols. (Eds.), Instrumentação Psicológica: Fundamentos e Práticas, 506-520. https://www.researchgate.net/publication/303284886_Traducao_e_validacao_de_conteudo_Uma_proposta_para_a_adaptacao_de_instrumentos
Ciampo, L. A. D., & Ciampo, I. R. L. D. (2018). Breastfeeding and the Benefits of Lactation for Women’s Health. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia / RBGO Gynecology and Obstetrics, 40(6), 354-359. https://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1657766
Conceição, R. M. Brito, J. S., Silva, E. V., & Marcelino, J. F. Q. (2020). Occupational therapy practice in a high-risk obstetric center. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 28(1), 111-126. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1927
Douglas, N. K. M., Scholz, M., Myers, M. A., Rae, S. M., Elmansouri, A., Hall, S., & Border, S. (2019). Reviewing the Role of Instagram in Education: Can a Photo Sharing Application Deliver Benefits to Medical and Dental Anatomy Education? Medical Science Educator, 29, 1117–1128. https://doi.org/10.1007/s40670-019-00767-5
Esselmont, E., Moreau, K., Aglipay, M., & Pound, C. M. (2018). Residents’ breastfeeding knowledge, comfort, practices, and perceptions: results of the Breastfeeding Resident Education Study (BRESt). BMC Pediatrics, 18, Article 170. https://doi.org/10.1186/s12887-018-1150-7
Faro, A., Bahiano, M. de A., Nakano, T. de C., Reis, C., Silva, B. F. P., & Vitti, L. S. (2020). COVID-19 and mental health: the emergence of care. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, Article e200074. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200074
Feltner, C., Weber, R. P., Stuebe, A., Grodensky, C. A., Colin, O. C., & Viswanatha M. (2018). Breastfeeding programs and policies, breastfeeding uptake, and maternal health outcomes in developed countries. Comparative Effectiveness Review, 210. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/books/NBK525106/
Fernandes, D.V., Canavarro, M. C., & Moreira, H. (2020). The Mediating Role of Parenting Stress in the Relationship Between Anxious and Depressive Symptomatology, Mothers’ Perception of Infant Temperament, and Mindful Parenting During the Postpartum Period. Mindfulness. https://doi.org/10.1007/s12671-020-01327-4
Fiocruz Brazilian Human Milk Bank Network (rBLH-BR). (2020). Covid-19: rBLH-BR divulga recomendações sobre amamentação [Fact sheet]. Oswaldo Cruz Brazilian Foundation (Fiocruz) https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-rblh-divulga-recomendacoes-sobre-amamentacao
Fredrickson, B. L., & Joiner, T. (2018). Reflections on Positive Emotions and Upward Spirals. Perspectives on Psychological Science, 13(2), 194–199. https://doi.org/10.1177%2F1745691617692106
Goletzke, J., Kocalevent, R. D., Hansen, G., Rose, M., Becher, H., Hecher, K., Arck, P. C., & Diemert, A. (2017). Prenatal stress perception and coping strategies: Insights from a longitudinal prospective pregnancy cohort. Journal of Psychosomatic Research, 102, 8-14. https://doi.org/10.1016/j.jpsychores.2017.09.002
Gonçalves, T. Ri., & Piccinini, C. A. (2015). Contributions of a Psychoeducational Intervention to Cope with HIV during Pregnancy. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(2), 193- 201.http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021882193201
Goodman, J. H., Bakeman, R., McCallum, M., Rouse, M. H., & Thompson, S. F. (2017). Extending models of sensitive parenting of infants to women at risk for perinatal depression. Parenting Science and Practice, 17(1), 30–50. https://doi.org/10.1080/15295192.2017.1262181
Gualdrón, L. M. V., & de Villalobos, M. M. D. (2019). Effect of infant stimulation on the adaptation to birth: a randomized trial. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 27, Article e3176. https://doi.org/10.1590/1518-8345.2896.3176
Hankel, M.A., Kunseler, F. C., & Oosterman, M. (2019). Early Breastfeeding Experiences Predict Maternal Self-Efficacy During the Transition to Parenthood. Breastfeed Medicine, 14(8), 568-574. https://doi.org/10.1089/bfm.2019.0023
Hernández-Nieto, R.A. (2002). Contributions to statistical analysis. Universidad de Los Andes.
Ko, L. N., Rana, J., & Burgin, S. (2017). Incorporating social media into dermatologic education. Dermatology Online Journal, 23(10), 1-5. https://escholarship.org/uc/item/89c6h0j0
Lafarge, C., Mitchell, K., & Fox, P. (2017). Posttraumatic growth following pregnancy termination for fetal abnormality: the predictive role of coping strategies and perinatal grief. Anxiety, Stress & Coping, 30(5), 536-550. https://doi.org/10.1080/10615806.2016.1278433
Lazarus, R. S., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal, and coping. Springer Publishing Company.
Linhares, M. B. M., & Enumo, S. R. F. (2020). Reflections based on Psychology about the effects of COVID-19 pandemic on child development. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, Article e200089. https://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
Medeiros, T. M. L., & Marcelino, J. F. Q. (2018). Mothers perception on occupational performance following a caesarean section. Brazilian Journal of Occupational Therapy, 26(1), 97-109. http://dx.doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO0960
Mendes, M., & Lazzari, V. (2020). Epigenetic changes in the oxytocinergic system in response to negligent maternal care. Clinical & Biomedical Research, 39(4), 333-340. https://doi.org/10.22491/2357-9730.94207
Missler, M., Beijers, R., Denissen, J., & van Straten, A. (2018). Effectiveness of a psycho-educational intervention to prevent postpartum parental distress and enhance infant well-being: Study protocol of a randomized controlled trial. Trials, 19(1), 1-12. https://doi.org/10.1186/s13063-017-2348-y
Ornell, F., Schuch, J. B., Sordi, A. O., & Kessler, F. H. P. (2020). “Pandemic fear” and COVID-19: mental health burden and strategies. Brazilian Journal of Psychiatry, 42(3), 232-235. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2020-0008
Pedro, L., Branquinho, M., Canavarro, M. C., & Fonseca, A. (2019). Self-criticism, negative automatic thoughts and postpartum depressive symptoms: the buffering effect of self-compassion. Journal of Reproductive and Infant Psychology, 37(5), 539-553. https://doi.org/10.1080/02646838.2019.1597969
Primo, C. C., & Brandão, M. A. G. (2017). Interactive Theory of Breastfeeding: creation and application of a middle-range theory. Revista Brasileira de Enfermagem, 70(6), 1191-1198. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0523
Rodrigues, A. P., Dodt, R. C. M., Oriá, M. O. B., Almeida, P. C., Padoin, S. M. M., & Ximenes, L. B. (2017). Promotion of breastfeeding self-efficacy through a group education session: randomized clinical trial. Texto Contexto Enfermagem, 26(4), Article e1220017. https://doi.org/10.1590/0104-07072017001220017
Rollè, L., Prino, L. E., Sechi, C., Vismara, L., Neri, E., Polizzi, C., Trovato, A., Volpi, B., Molgora, S., Fenaroli, V., Lerardi, E., Ferro, V., Lucarelli, L., Agostini, F., Tambelli, R., Saita, E., Crugnola, C. R., & Brustia, P. (2017). Parenting Stress, Mental Health, Dyadic Adjustment: A Structural Equation Model. Frontiers in Psychology, 8, Article 839. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00839
Royal College of Obstetricians & Gynecologists. (2020). Coronavirus (COVID-19) Infection in Pregnancy: Information for healthcare professionals [Fact sheet]. https://www.rcog.org.uk/globalassets/documents/guidelines/2020-07-24-coronavirus-covid-19-infection-in-pregnancy.pdf
Russo, J. A., & Nucci, M. F. (2020). Giving birth in paradise: humanized birth, oxytocin, and the bodily production of a new maternity. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 24, Article e180390. https://doi.org/10.1590/interface.180390
Sarabia, A, A., Niño, T. G., León, B. P., Ortega, M. I., Knofler, S. C., Felipe, L. M., & Velázquez, M. S. G. (2017). Recursos audiovisuales en la educación en enfermería: revisión de la literatura. Enfermería Global, 16(3), 512-538. https://doi.org/10.6018/eglobal.16.3.260621
Saur, B., Bruck, I., Antoniuk, S. A., & Riechi, T. I. J. S. (2018). Relationship between attachment bond and cognitive, language and motor development. Psico, 49(3), 257-265. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.27248
Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Mental health and psychological interventions during the new coronavirus pandemic (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, Article e200063. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200063
Shariat. M., & Abedinia, N. (2017). The Effect of Psychological Intervention on Mother-Infant Bonding and Breastfeeding. Iranian Journal of Neonatology IJN, 8(1), 7-15. https://dx.doi.org/10.22038/ijn.2017.16673.1191
Whitley, J., Wouk, K., Bauer, A. E., Grewen, K., Gottfredson, N. C., Meltzer-Brody, S., & Stuebe, A. (2020). Oxytocin during breastfeeding and maternal mood symptoms. Psychoneuroendocrinology. 113, Article 104581. https://doi.org/10.1016/j.psyneuen.2019.104581
Wong, X. L., Liu, R. C., & Sebaratnam, D. F. (2019). Evolving role of Instagram in #medicine. Internal medicine journal, 49(10), 1329–1332. https://doi.org/10.1111/imj.14448
Wouk, K., Tucker, C., Pence, B. W., Meltzer-Brody, S., Zvara, B., Grewen, K., & Stuebe, A. M. (2019). Positive Emotions During Infant Feeding and Breastfeeding Outcomes. Journal of Human Lactation, 36(1), 157-167. https://doi.org/10.1177%2F0890334419845646
Yue, A., Wu, M., Shi, Y., Luo, R., Wang, B., Kenny, K., & Rozelle, S. (2017). The Relationship Between Maternal Parenting Knowledge and Infant Development Outcomes: Evidence from Rural China. https://pdfs.semanticscholar.org/f154/8d465e23fbf6ce9c9aad61dfe633e9e32f5a.pdf
Zandifar, A., & Badrfam, R. (2020). Iranian mental health during the COVID-19 epidemic. Asian Journal of Psychiatry, 51. Article 101990. https://doi.org/10.1016/j.ajp.2020.101990
Zanon, C., Dellazzana-Zanon, L. L., Wechsler, S. M., Fabretti, R. R., & da Rocha, K. N. (2020). COVID-19: implications and applications of Positive Psychology in times of pandemic. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, Article e200072. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200072
Zhong, J., He, Y., Gao, J., Wang, T., & Luo, R. (2020). Parenting Knowledge, Parental Investments, and Early Childhood Development in Rural Households in Western China. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(8), Article 2792. https://doi.org/10.3390/ijerph17082792
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Psicologia e Saúde em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que participaram na elaboração do manuscrito em questão, e que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob autoria dos mesmos está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico. Declaram ainda, que não violaram nem infringiram nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Os autores comprometem, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
A revista segue o padrão Creative Commons (BY NC ND), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. O site utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.