CARACTERIZAÇÃO E DEMANDA DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ON-LINE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V7N1A7Palavras-chave:
COVID-19, Psicoterapia, Assistência à Saúde MentalResumo
A pandemia da COVID-19 tem sido considerada a mais grave e importante crise de saúde pública neste momento. Além das taxas alarmantes de morbimortalidade no mundo inteiro, essa doença vem desencadeando vários tipos de sofrimento psíquico, em função do isolamento social, medo de adoecer ou de contaminar amigos ou familiares. Em função disso, torna-se necessário o desenvolvimento de serviços de tratamento psicológico para aqueles que apresentam alguma forma de transtorno mental decorrente dessa pandemia e seus efeitos. O presente trabalho descreve a experiência e os resultados de um serviço de atendimento psicológico on-line desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá/SP que objetivou oferecer um espaço de escuta para a população geral e profissionais de saúde visando minorar o sofrimento e favorecer uma melhor qualidade de vida. Os resultados mostram que foram atendidos de forma remota 145 pessoas, predominantemente do sexo feminino (79,3%), na faixa etária entre 41-59 anos (35,2%) e entre 60-80 anos (22,1%). Grande parte da população atendida apresenta ensino médio completo (38,0%), é dona de casa (26,9%) ou está desempregada (16,6%). Quanto a queixa, observou-se que a grande maioria referiu quadros de ansiedade (45,4%) ou de depressão (18,9%). A partir desses dados, conclui-se que são necessárias a continuidade e a expansão desse tipo de serviço para a proteção e a promoção da saúde mental da população em geral e, mais especificamente, dos profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate à pandemia da COVID-19.
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