TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO APOIO À CRIANÇA COM TDAH
Keywords:
Adaptações, Psicólogos, TDAHAbstract
Introdução: As crianças que mostram estar com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade não possuem a habilidade de manter a concentração em somente uma atividade. Desse modo os professores e genitores precisam ter habilidades e dinamismo para assimilar as necessidades mais especiais destes alunos e filhos. Assim a criança detentora de tal transtorno passa por uma amálgama de pensamentos que dificultam sua concentração, ocorrendo a descentralização de sua atenção da conduta necessária para aquele instante, nisso, se dá o déficit de atenção, que é uma sintomática do TDAH. Para estabelecer o diagnóstico do TDAH faz-se necessário realizar uma análise pormenorizada de características, sinais e sintomas, que em diversas situações pode-se iniciar nos anos iniciais da criança e estender-se até os anos de adulto. Objetivo: Verificar estratégias acerca da atuação do psicólogo, em análise de sua atividade no que tange ao auxílio da criança com TDAH. Metodologia: Foi realizada uma revisão bibliográfica, sendo desenvolvidos alguns critérios de busca nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico, optando-se por estudos nacionais, publicados entre 2000 a 2017. Buscou-se fundamentos teóricos, pesquisas e assuntos que dialogassem com o tema, como uma pesquisa qualitativa recolhendo informações para trazer uma contribuição para os estudiosos, e pesquisadores da matéria. Considerações: O estudo oportunizou compreender acerca de alguns dos principais sintomas e características do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e principalmente sobre os problemas reais com que se depara uma criança que porta o TDAH, que são muitos, as quais são muitas vezes enxergadas como relegadas, fracas, incapazes e preguiçosas, ou desatentas, inquietas e rebeldes, gerando sentimentos de fracasso, frustração e exclusão social. A partir da literatura e de pesquisas já empenhadas, observou-se que o trabalho psicoterapêutico pode ser de grande importância, abrindo possibilidades e construindo caminhos eficazes em benefício, descoberta e/ou reconstrução da autoestima, que quase sempre é comprometida em virtude dessas dificuldades recorrentes das situações rotineiras. Diante de propostas de manejo terapêutico, os novos hábitos que são elaborados e as formas de pensar, refletem diretamente na autonomia e autoestima, melhorando consequentemente a motivação, propiciando as capacidades de enfrentamento, e dando suporte efetivo diante da possibilidade de superação das dificuldades provenientes. Neste sentido, torna-se válido e eficaz o tratamento integrativo e sustentado do acompanhamento psicológico, associado ao trabalho mútuo e integrado entre a criança, seu meio familiar, professores e ambiente escolar, e profissionais da saúde, como aspecto fundamental para êxitos e progressos.
Downloads
References
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Psicologia e Saúde em debate
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The authors declare that they participated in the elaboration of the manuscript in question, and that the cited manuscript is original and has not been previously published in part or in whole and that no other similar manuscript under their authorship is published or under analysis by another journal, whether printed or electronic. They further declare that they have not violated or infringed upon any copyright or other proprietary rights of other persons, and that all quotations in the text are true facts or based on research of considerable scientific accuracy. The authors undertake, when requested, to provide information to the editors regarding the data in this manuscript.
The magazine follows the Creative Commons standard (BY NC ND), which allows the remix, adaptation and creation of works derived from the original, even for commercial purposes. New works must contain mention of the author(s) in the credits. The site uses Open Journal Systems, a free open source system for managing and publishing journals developed with support and distribution by the Public Knowledge Project under the GNU General Public License.