EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO DE PROFESSORES EXPERIENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUALIDADE DE VIDA E ESGOTAMENTO PROFISSIONAL
Keywords:
Experiências de trabalho, Professores,, Qualidade de vida, Esgotamento profissionalAbstract
Trata-se de uma pesquisa com o objetivo de mapear experiências profissionais de professores experientes da educação básica pública visando compreender sua qualidade de vida no trabalho, observando a eventual inter-relação dessas experiências com indícios de esgotamento profissional. Os dados foram coletados por meio de uma ficha de informação sociodemográfica e uma entrevista semiestruturada aplicadas a cinco professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública. Os dados foram analisados qualitativamente por meio de categorias criadas a partir da literatura da área do estudo e dos padrões que emergiram da leitura dos dados. Os resultados mostram que os professores enfrentam uma rotina pesada de trabalho, o que desencadeia cansaço, alimentação em horários irregulares, trabalho após o expediente, falta de momentos de lazer e sintomas como dores de cabeça e no corpo. Isso impacta negativamente sua qualidade de vida, mas, apesar disso, relatam se sentir realizados na profissão e buscam maneiras de contornar tais adversidades. Apenas uma professora relatou adoecimento ao longo de seus anos de trabalho, precisando se afastar temporariamente. Os demais não se queixam de adoecimento. As experiências de trabalho dos participantes deste estudo indicam prejuízos em sua qualidade de vida, mas não indicaram indícios significativos de esgotamento profissional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
The authors declare that they participated in the elaboration of the manuscript in question, and that the cited manuscript is original and has not been previously published in part or in whole and that no other similar manuscript under their authorship is published or under analysis by another journal, whether printed or electronic. They further declare that they have not violated or infringed upon any copyright or other proprietary rights of other persons, and that all quotations in the text are true facts or based on research of considerable scientific accuracy. The authors undertake, when requested, to provide information to the editors regarding the data in this manuscript.
The magazine follows the Creative Commons standard (BY NC ND), which allows the remix, adaptation and creation of works derived from the original, even for commercial purposes. New works must contain mention of the author(s) in the credits. The site uses Open Journal Systems, a free open source system for managing and publishing journals developed with support and distribution by the Public Knowledge Project under the GNU General Public License.