INCLUSÃO E AUTISMO: relato de caso sobre o trabalho com uma criança na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V5N2A9Palavras-chave:
Inclusão, Práticas pedagógicas, Transtorno do Espectro AutistaResumo
A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais - NEE, ou seja, que possuem deficiências físicas, intelectuais e transtornos de aprendizagem, dentro da escola regular é um direito assegurado por lei. A estas crianças, deve-se fornecer um ambiente e materiais adequados às suas necessidades, assim como ter a presença de um profissional apoio que visa acompanhá-los em sala de aula durante a realização das atividades pedagógicas. Dentre os distúrbios que mais cresceram nas últimas décadas, destaca-se o Transtorno do Espectro Autista - TEA, definido como um transtorno global do desenvolvimento cujos sintomas característicos são: atraso na linguagem, dificuldade de interação social, comportamentos estereotípicos, alta sensibilidade, seletividade, entre outros. O presente artigo tem o objetivo de apresentar um relato de caso sobre a inserção de uma criança com Transtorno do Espetro Autista no 1º e 2º período da Educação Infantil. O estudo visa também apresentar as atividades realizadas pela profissional-apoio e o impacto no desenvolvimento da criança autista. Observou-se que, por meio de práticas pedagógicas diferenciadas, o aluno apresentou maior socialização, mais autonomia e progresso em sua aprendizagem. O acompanhamento diário ao aluno revela o quanto é necessário um profissional apoio preparado, que busque alternativas criativas, lúdicas e adaptadas para facilitar a aprendizagem das crianças com TEA.
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