DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA EM IDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.22289/V3S1A14Palavras-chave:
Adolescente, Dependência tecnológica, Educação, Geração ZResumo
INTRODUÇÃO: A adaptação ao ambiente é uma das características fundamentais do ser humano em sociedade. Um dos métodos exponenciais que podem facilitar esse processo adaptativo são os desenvolvimentos tecnológicos em diversas áreas da vida. Contudo, o grande avanço tecnológico permite também o acesso às tecnologias contemporâneas de maneira ampla e irrestrita, tornando possível uma maior interação e necessidade do indivíduo em estar conectado. O ‘estar conectado’ é continuamente corroborado por estratégias criadas, especialmente pelas mídias diversas, pela própria sociedade, que entende como necessário e urgente a utilização contínua da tecnologia na inserção e socialização do indivíduo. Um dos reflexos desse uso contínuo e, por vezes descontrolado, é o desenvolvimento da dependência da tecnologia, o que gera prejuízos no funcionamento de diversas áreas da vida do usuário. Adolescentes, da geração Z, adquiriram uma relação natural com o meio tecnológico, devido à grande inserção das novas tecnologias utilizadas no cotidiano. A grande maioria, criou vínculos e conceitos de que os bens tecnológicos são insubstituíveis e necessários, uma vez que, essa geração consegue fazer o uso de aparelhos eletrônicos sem dificuldades, por diferentes formas e com intuitos variados. Diante disso, eles são constantemente expostos a esse novo fenômeno, tentando cada vez mais acompanhar as mudanças e sendo afetados com os efeitos dessa exposição. Grande parte deles utilizam algum aparato tecnológico como sendo a principal e indispensável atividade de lazer. OBJETIVO: A velocidade de transformação das relações e interações sociais, baseados em artefatos tecnológicos, tem gerado novos padrões de comportamentos. Frente a esses novos comportamentos, a proposta deste trabalho, é investigar para qual finalidade a tecnologia está sendo utilizada e quais os mecanismos podem influenciar no comportamento do adolescente em idade escolar. METODOLOGIA: A presente pesquisa foi realizada por meio de uma revisão seletiva da literatura, de natureza qualitativa e descritiva, de artigos, teses e livros que fossem publicados, prioritariamente, em língua portuguesa, no período de 2007 a 2017. Abordando a temática da influência tecnológica sobre o comportamento de adolescentes em idade escolar. RESULTADO E CONSIDERAÇÕES FINAIS: A internet exerce um papel influente no cotidiano dos adolescentes, em especial, no que se refere a Geração Z, que é composta por indivíduos que dão grande importância ao mundo virtual. Percebe-se que é necessário ofertar possibilidades, através da utilização da tecnologia, por parte dos mediadores, para que busquem orientar seus alunos acerca dos pontos negativos e positivos que o meio tecnológico disponibiliza. A fim de minimizar as dependências e problemas causados por ela, agregando seus recursos ao aprendizado. Promovendo aprendizado e comportamentos que vão oferecer maiores benefícios e menos risco à dependência. No entanto, explorar as oportunidades oferecidas pela tecnologia, desenvolvendo novas práticas de ensino e aceitando-a como uma ferramenta facilitadora, torna-se um desafio, porém, proporciona mudanças no intuito de melhorar o ensino e orientar os adolescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Psicologia e Saúde em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que participaram na elaboração do manuscrito em questão, e que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob autoria dos mesmos está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico. Declaram ainda, que não violaram nem infringiram nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Os autores comprometem, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
A revista segue o padrão Creative Commons (BY NC ND), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. O site utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.