SINTOMAS DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V6N2A20Palavras-chave:
Psicologia, Educação, Ensino, EstresseResumo
Este estudo transversal analisou os sintomas de burnout de 146 estudantes de educação física de uma instituição de ensino superior do Paraná, que responderam o Inventário da síndrome de burnout. A análise dos dados foi conduzida por meio dos testes de Kolmogorov-Smirnov, U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis (p<0,05). Os resultados evidenciaram que as mulheres apresentaram escores mais elevados nas dimensões de Ilusão (p=0,006) e Desgaste Psíquico (p=0,001). Os estudantes que não possuem companheiro (a) apresentaram maior escore na dimensão de Culpa (p=0,040). Os estudantes do 1° ano apresentaram maior escore na dimensão de Desgaste Psíquico (p=0,001) e Indolência (p=0,004). Concluiu-se que o sexo, estado civil e o ano do curso parecem ser fatores intervenientes nos sintomas de burnout de estudantes de educação física.
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