INTERPROFISSIONALIDADE E SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22289/2446-922X.V6N2A17Palavras-chave:
Educação Interprofissional, Saúde Mental, Práticas InterdisciplinaresResumo
Objetivo: Analisar as pesquisas científicas sobre o trabalho interprofissional na saúde mental. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa sobre a produção científica da relação de saúde mental e a interprofissionalidade. A pesquisa foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe das Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Libraly Online (SciELO) no mês de fevereiro de 2020, como atividade do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Resultados: Foram selecionados 10 artigos que preencheram os critérios de seleção. Os artigos selecionados foram separados em três tópicos principais: formação e campo de trabalho, interdisciplinaridade no atendimento em saúde mental e benefícios da interprofissionalidade para a saúde mental. Considerações Finais: Destaca-se a importância de um maior fortalecimento da proximidade da graduação com a prática do SUS e do campo de Saúde Mental. Percebe-se também a escassez de estudos que abordam a questão da interprofissionalidade nos serviços de saúde, nos artigos analisados mostrou-se mais comum o trabalho interdisciplinar do que o interprofissional. A interprofissionalidade mostrou ser um modelo de trabalho em saúde mais adequado, visando o atendimento integral do indivíduo.
Downloads
Referências
Arona Costa, E. (2009). Implantação de matriciamento nos serviços de saúde de Capivari. Saúde e Sociedade, 18(1). Recuperado em 1 de fevereiro de 2020 de: https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000500005
Baldwin, D. C. (2007). Algumas notas históricas sobre educação e prática interdisciplinar e interprofissional em cuidados de saúde nos EUA. J Interprof Care, 21(1). Recuperado em 1 de fevereiro de 2020 de: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13561820701594728
Ballarin, M. L. G. S., Carvalho, F. B., Ferigato, S. H., & Miranda, I. M. S. (2011). Percepção de profissionais de um CAPS sobre práticas de acolhimento no serviço. O Mundo da Saúde, 35(2). Recuperado em 1 de fevereiro de 2020 de: http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/84/162-168.pdf
Barr, H., Koppel, I., Reeves, S., Hammick, M., & Freeth, D. (2005). Educação Interprofissional Eficaz: Argumento, Suposição e Evidência. (1 ed.). Recuperado em 1 de fevereiro de 2020 de: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/9780470776445.fmatter
Bezerra, E. B. N., Silva, E. F., Oliveira Máximo, T. A. C., & Melo, J. S. V. B. (2018). O trabalho de equipes interdisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Estud pesqui psicologia, 18(1). Recuperado em 24 de maio de 2020 de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v18n1/v18n1a10.pdf
Brasil. (2004). Legislação do SUS. (20 ed.). Recuperado em 24 de maio de 2020 de: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/progestores/leg_sus.pdf
Brasil. (2006). Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. (Primeira ed.). Recuperado em 24 de maio de 2020 de: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/residencia_multiprofissional.pdf
Brasil. (2011). Portaria nº 3088. (1 ed.). Recuperado em 24 de fevereiro de 2020 de: http://www.sejudh.mt.gov.br/documents/412021/3643910/Portaria%C2%B1MS%C2%B1n%C2%BA%C2%B13%20088-11%C2 % B1-% C2% B1RAPS% C2% B1% 20% C2% B1Rede% C2% B1de% C2% B1Aten% C3% A7% C3% A3o% C2% B1Psicossocial.pdf / c8df878b-% 20d174-4a04-8798-3446187f8
Camara, A. M. C. S., Grosseman, S., & Pinho, D. L. M. (2015). Educação interprofissional no Programa PET-Saúde: uma percepção de tutores. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 19(1), 817-829. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832015000500817&script=sci_abstract&tlng=pt
Ceccim, R. B. (2018). Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface, 22(2), 1739-1749. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000601739&lng=pt&nrm=iso
Dimenstein, M., Sever, A. K., Brito, M., Pimenta, A. L., Medeiros, V., & Bezerra, E. (2019). O apoio matricial em unidades de saúde da família: experimentando inovações em saúde mental. Saúde e Sociedade, 8(1), 63-74. Recuperado em 24 de junho de 2020 de: https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v18n1/07.pdf
Paulo Evangelista, A. L., Frota, A. C., Torres, R. B. S., & Holanda Cunha Barreto, I. C. (2018). Residência integrada em saúde mental: cuidado à rede de atenção psicossocial. Revista Brasileira de Promoção da Saúde, 31(4), 1-11. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/8774/pdf
Foucault, M. (2011). Microfísica do Poder. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://www.nodo50.org/insurgentes/biblioteca/A_Microfisica_do_Poder_-_Michel_Foulcault.pdf
Gaino, L. V., Souza, J., Cirineu, C. T., & Tulimosky, T. D. (2018). O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo. Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog, 14(2), 108-116. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/smad/v14n2/07.pdf
Hirdes, A. (2009). A reforma psiquiátrica no Brasil: uma revisão. Ciência & Saúde Coletiva, 14(1), 297-305. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-81232009000100036&script=sci_abstract&tlng=pt
Hugh, B. (2005). EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL Hoje, ontem e amanhã. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://www.unmc.edu/bhecn/_documents/ipe-today-yesterday-tmmw-barr.pdf
Institute Of Medicine. (2013). Educação interprofissional para colaboração: aprendendo a melhorar a saúde a partir de modelos interprofissionais em todo o continuum da educação à prática. Recuperado em 24 de janeiro de 2020 de: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24901189/
Jorge, M. S. B., Almeida Sales, F. D., Pinto, A. G. A., & Sampaio, J. J. C. (2010). Interdisciplinaridade no processo de trabalho no centro de atenção psicossocial. Promoção da Saúde, 23(3), 221. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://periodicos.unifor.br/RBPS/article/view/2019/2315
Jorge, M. S. B, Vasconcelos, M. G. F., Neto, J. P. M. N., Gondim, L. G. F., & Simões, E. C. P. (2014). Possibilidades e desafios do apoio matricial na atenção básica: percepções dos profissionais. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 16(2), 63-74. Recuperado em 24 de fevereiro de 2020 de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872014000200006
Leal, B. M., & Antoni, C. (2013). Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): estruturação, interdisciplinaridade e intersetorialidade. Aletheia, 40(1), 87-101. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/aletheia/n40/n40a08.pdf
Leão, A., & Barros, S. (2008). Como representações sociais dos profissionais de saúde mental, sobre o modelo de atenção e as possibilidades de inclusão social. Saúde e Sociedade, 17(1), 95-106. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-12902008000100009&script=sci_abstract&tlng=pt
Lima, I. C. B. F., & Passos, I. C. F. (2019). RESIDÊNCIAS INTEGRADAS EM SAÚDE MENTAL: PARA ALÉM DO TECNICISMO. Trabalho, Educação e Saúde, 17(2), 1981-7746. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1981-77462019000200512&script=sci_arttext
Moreira, C. P., Torrenté, M. O. N., & Jucá, V. J. S. (2018). Análise do processo de acolhimento no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: considerações de uma investigação etnográfica. Interface, 22(67), 1123-1134. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://www.scielo.br/pdf/icse/v22n67/1807-5762-icse-1807-576220170500.pdf
Nuim, J. B., & Francisco, E. I. (2019). Manual de educação interprofissional em saúde. Elseiver, 9. Recuperado em 22 de junho de 2020 de: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/13548
Organização Mundial da Saúde. (1990). Declaração de Caracas. Recuperado em 2 de janeiro de 2020 de: https://www.scielosp.org/article/physis/2012.v22n2/621874-639/
Quinderé, P. H. D., & Jorge, M. S. B. (2010). (Des)Construção do Modelo Assistencial em Saúde Mental na Composição das Práticas e dos Serviços. Saúde Sociedade, 19(3), 569-583). Recuperado em 12 de agosto de 2020 de: https://www.scielo.br/pdf/sausoc/v19n3/09.pdf
Reeves, S. (2016). Porque precisamos da educação interprofissional para um cuidado efetivo e seguro. Interface, 20(56), 185-196. Recuperado em 24 de maio de 2020 de: https://www.scielo.br/pdf/icse/v20n56/pt_1807-5762-icse-20-56-0185.pdf
Streit, D. S., Barbosa, F., & Lampert, J. (2012). 10 Anos de Diretrizes Curriculares Nacionais. Recuperado em 24 de janeiro de 2020 de: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v37n4/a09v3874527n4.pdf
Wetzel, C., Kohlrausch, E. R., Pavani, F. M., Batistella, F. S., & Pinho, L. B. (2018). Análise sobre a formação interprofissional em serviço no Centro de Atenção Psicossocial. Interface, 22(2), 1729-1738. Recuperado em 22 de maio de 2020 de: http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0664.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Psicologia e Saúde em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores declaram que participaram na elaboração do manuscrito em questão, e que o citado manuscrito é original e não foi previamente publicado em parte ou no todo e que nenhum outro manuscrito similar sob autoria dos mesmos está publicado ou em análise por outro periódico seja impresso ou eletrônico. Declaram ainda, que não violaram nem infringiram nenhum copyright ou nenhum outro tipo de direito de propriedade de outras pessoas, e que todas as citações no texto são fatos verdadeiros ou baseados em pesquisas de exatidão cientificamente considerável. Os autores comprometem, quando solicitado, a fornecer informações aos editores a respeito dos dados deste manuscrito.
A revista segue o padrão Creative Commons (BY NC ND), que permite o remixe, adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao(s) autor(es) nos créditos. O site utiliza o Open Journal Systems, sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.